Perturbação Obsessiva Compulsiva
O Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como POC, é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela presença de crises de obsessões e compulsões
Em geral, os pensamentos que invadem a mente dos pacientes de POC estão relacionados a limpeza, verificação constante, simetria, contagem, entre outros.
O paciente que sofre de POC tem sua mente constantemente invadida por ideias, pensamentos e imagens negativas, e necessita de reagir sempre da mesma forma, com rituais estabelecidos pelo próprio, para aliviar a ansiedade, sob pena de “algo terrível lhe acontecer”.
A emergente ocorrência desses pensamentos, e dos consequentes rituais, tende a ser agravada com o passar do tempo, transformando-se em verdadeiros obstáculos para uma vida familiar ou em sociedade.
Exemplos
-Passar o dia todo a limpar a casa;
-Que contam azulejos enquanto os pisam;
-Que passam o tempo todo a endireitar quadros e objetos;
-Que tem pensamentos agressivos relacionados com doenças, morte ou acidentes.
A Perturbação pode ser subclínica, quando os rituais não chegam a atrapalhar a vida do paciente, ou grave, quando as obsessões só passam com o ritual que alivia a ansiedade.
Em alguns casos, são receitados remédios como antidepressivos, mas em muitas situações o paciente é encaminhado para terapias como a hipnose, que se concentra em resignificar a mente do indivíduo, eliminando associações e registos relacionados a doença.
A Hipnose é indicada ainda para casos em que o transtorno não chega a atrapalhar a vida do paciente, como forma de prevenção para que o problema não venha a se agravar.