Controlo de peso
A Obesidade ou Excesso de peso são difíceis de controlar, estando associados a um grande insucesso terapêutico, com diversas recaídas ao longo do percurso.
Muitas pessoas com excesso de peso ou obesidade tentam perder peso, contudo, a percentagem que consegue manter esta perda de peso é muito baixa, sobretudo a longo prazo.
Estes fracassos sucessivos na obtenção de sucesso no tratamento de longa duração da obesidade vão continuar a existir enquanto a terapêutica for só dirigida ao corpo ignorando os elementos psicológicos que estão envolvidos.
De fato, na obesidade refratária há uma componente psicológica que atua de forma subconsciente, contribuindo para a ocorrência de recaídas, ao sabotar o compromisso terapêutico, sobretudo a longo prazo.
Geralmente, resultam de decisões executivas internas, realizadas com bases no subconsciente, geralmente provocadas por experiências desagradáveis, traumas ou decisões inapropriadas tomadas durante a infância ou adolescência.
Desta forma para uma abordagem terapêutica proporcionar uma redução de peso duradoura, é fundamental haver um suporte psicológico para facilitar a mudança de comportamentos alimentares e, ao mesmo tempo, para descobrirem os elementos psicológicos subconscientes que possam estar na origem da manutenção do excesso de peso.
Por este motivo facilmente se percebe que a Hipnoterapia é um complemento potencialmente importante na obesidade uma vez que este procedimento desempenha um papel fulcral na componente psicológica desta doença.
A hipnose pode intervir nestas áreas no controlo de peso.