top of page

Fobia

A Fobia é um medo

persistente de algo ou um transtorno mental.

O Medo é um sentimento relacionado à atividade humana assim como a alegria, euforia e tristeza.

Tal sentimento pode ser entendido à luz da psicologia, uma vez que pode e deve ser diagnosticado quando assume uma perspectiva exagerada.

pexels-samer-daboul-4178738.jpg

O que acaba por prejudicar o ser humano em suas atividades rotineiras, impedindo-o de ter uma vida saudável.

Pode dizer se que o medo é um sentimento que surge a partir de um acontecimento que resulta em ansiedade ou fobia, fazendo com que em um próximo episódio, parecido ou igual, o organismo responda involuntariamente. Quando o medo se torna irracional, como na fobia, há três diferentes tipos de abordagens que podem ser seguidos pelos especialistas e pacientes: a psicoterapia e hipnoterapia , o uso de medicamentos específicos ou, ainda, todos.

A palavra Fobia tem a sua origem no grego Phobos, que significa “medo” ou “terror”. A Fobia é uma perturbação psicológica que provoca sintomas físicos, causada pelo medo sentido em determinada experiência ou exposição, como sendo tremor,  dificuldade de respirar, coração acelerado, náuseas, entre outras.

Assim,  um estado fóbico ou de pânico é identificado quando a ansiedade sentida é excessiva em relação ao perigo real que determinada situação representa.

Os medos são irracionais e condicionam e até podem incapacitar a vida das pessoas, resultando num grande impacto de quem sofre e quem convive.

Se as Fobias não forem tratadas a tempo, a tendência é a vida tornar se cada vez mais condicionada

Existem vários tipos de fobias, estas são as mais comuns.

bottom of page