top of page

Saiba Mais

Sobre Dor

A hipnose é uma alternativa eficaz de tratamento para pacientes portadores de fibromialgia refratária ao tratamento convencional.

A mensuração do fluxo sanguíneo cerebral por emissão de posítron e tomografia demonstraram que, em pacientes portadores de fibromialgia durante a realização de sessão de hipnose, ocorria diminuição da intensidade de dor associada com aumento do fluxo sanguíneo cerebral nas regiões ortofrontal e cortex cingulato subcalosial, na região direita do tálamo, na região inferior esquerda do córtex parietal, além da diminuição do fluxo sanguíneo cerebral bilateral no córtex cingulado.

Enquanto essas alterações eram evidenciadas sob hipnose, as mesmas não eram detectadas durante fisioterapia ativa. Essa modificação do padrão serve de suporte para os efeitos analgésicos obtidos sob hipnose, em pacientes com fibromialgia refratária.

No mesmo estudo foi concluído que:
A hipnoterapia por si só foi eficaz para o controle da dor em pacientes com história clínica de fibromialgia refratária aos antidepressivos e anti-inflamatórios não-esteroides.

Muitos dentistas tem procurado a
hipnose como uma ferramenta para complementar as consultas, assim como enfermeiros, neuro cirurgiões,  fisioterapeutas, psicólogos.
Sem o uso de medicamentos, não substituindo qualquer tratamento, inclusive os que fazem uso de medicação, o hipnoterapeuta não receita nenhum tipo de medicação, até porque não é o papel dele fazer o mesmo, exceto se ele também for médico.
Com isso, durante a sessão de hipnose você não é submetido a nenhuma medicação.
É preciso co-criação no tratamento com hipnose.
Para que a hipnoterapia funcione, é preciso da
colaboração ambas as partes. Fazer um tratamento para dor crónica com o cepticismo em alta, em nada ajudará e muito atrapalhará o progresso.
É fundamental ter empatia com o hipnoterapeuta, confiando no seu trabalho.

bottom of page